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segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Yamaha YZ 450: revolução tecnológica

Com motor invertido e injeção eletrônica, Yamaha muda tudo na nova YZ 450
A Yamaha YZ 450 é a atual campeã mundial de motocross e também do supercross americano na categoria mais forte, a MX1, sendo as duas melhores competições do planeta. E não é por menos, além do talento de Antonio Cairolli e James Stewart, a moto é a nova sensação mundial.A YZ 450 tem visual diferente, fruto da mecânica com motor invertido e injeção eletrônicaSão poucos os modelos que apagam todo um projeto antigo para a criação de outro totalmente novo. É o caso da YZ 450. Para isso, foram implantadas tecnologias totalmente inovadoras.
Só no visual já vemos de cara uma moto bem diferente, o motor é invertido e o quadro tem novas formas, fora que muitas peças mudaram de posição.
De cara o modelo entrou na era da injeção eletrônica, um equipamento que só há pouco começou a ser utilizado no motocross. Além disso, esse novo sistema inutilizou a necessidade de uma bateria, reduzindo bastante o peso da moto. Mesmo sem a capacidade de armazenagem de energia, a moto mantém o sistema de alimentação pressurizado, oferecendo combustível para a primeira partida, com o qual logo após o funcionamento todo sistema entra em ação.

Motor invertido

Parte mecânica da moto  Tirando todo projeto único, a revolução tecnológica para o mundo das motocicletas fica por conta do motor ter sua colocação de forma invertida aos convencionais. Com isso, o visual confunde bastante, pois é a primeira vez que vemos uma moto ter a saída de gases, o começo do escapamento é para trás. Sendo assim a injeção ficou posicionada à frente do motor, não na parte de trás, como são todas as motocicletas.
Na prática, o ar captado pela frente da moto para ser misturado com combustível é mais frio. Com o ar mais frio, o motor refrigera mais, sendo assim consegue ter rendimento melhor, pois trabalha a temperaturas mais baixas.
Com essas alterações, tudo mudou internamente, as válvulas de admissão foram invertidas com a de escape, tal como a caixa de filtro bem mais à frente na moto.

Inclinação para trás do motor

Outra “loucura” do projeto é ver o cilindro inclinado para trás e não para a frente, como em todas as motocicletas. Com isso, a fábrica conseguiu reduzir o atrito normalmente maior em uma das paredes do cilindro. Isso porque o virabrequim ficou mais alinhado com o cilindro, sem forçar durante seu ciclo o pistão mais para um dos lados da câmara de combustão. O motor faz menos força, ou seja, desperdiça menos energia, oferecendo uma retomada muito mais forte.
A nova tendência nos projetos é a centralização de massas. Quanto mais o peso ficar ao meio da moto e, principalmente, o máximo para baixo, teremos uma agilidade e estabilidade muito maiores. A nova YZ 450 levou isso a sério, o tanque de combustível está abaixo do banco do piloto. O quadro também foi todo desenhado para armazenar a mecânica pesada o mais centralizado possível.

By:blog.primeiramao.com

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