Com motor invertido e injeção eletrônica, Yamaha muda tudo na nova YZ 450
De cara o modelo entrou na era da injeção eletrônica, um equipamento que só há pouco começou a ser utilizado no motocross. Além disso, esse novo sistema inutilizou a necessidade de uma bateria, reduzindo bastante o peso da moto. Mesmo sem a capacidade de armazenagem de energia, a moto mantém o sistema de alimentação pressurizado, oferecendo combustível para a primeira partida, com o qual logo após o funcionamento todo sistema entra em ação.
Motor invertido
Com essas alterações, tudo mudou internamente, as válvulas de admissão foram invertidas com a de escape, tal como a caixa de filtro bem mais à frente na moto.
Inclinação para trás do motor
Outra “loucura” do projeto é ver o cilindro inclinado para trás e não para a frente, como em todas as motocicletas. Com isso, a fábrica conseguiu reduzir o atrito normalmente maior em uma das paredes do cilindro. Isso porque o virabrequim ficou mais alinhado com o cilindro, sem forçar durante seu ciclo o pistão mais para um dos lados da câmara de combustão. O motor faz menos força, ou seja, desperdiça menos energia, oferecendo uma retomada muito mais forte.
A nova tendência nos projetos é a centralização de massas. Quanto mais o peso ficar ao meio da moto e, principalmente, o máximo para baixo, teremos uma agilidade e estabilidade muito maiores. A nova YZ 450 levou isso a sério, o tanque de combustível está abaixo do banco do piloto. O quadro também foi todo desenhado para armazenar a mecânica pesada o mais centralizado possível.
By:blog.primeiramao.com
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